segunda-feira, julho 05, 2010

Finlândia declara acesso a banda larga direito do cidadão

Finlândia declara acesso a banda larga direito do cidadão

finlandiaApós ficar sabendo disso, pensei seriamente em arrumar minhas malas e me mudar para a Finlândia. O gélido país se tornou o primeiro do mundo a decretar que o acesso a banda larga é um direito básico de seus cidadãos.

A partir de quinta-feira, todo finlandês terá, por lei, assegurado o direito de acessar a internet a uma velocidade mínima de 1 MB por segundo. O país se comprometeu a conectar toda a população a uma velocidade de 100 MB por segundo até 2015.

Na Grã-Bretanha, o governo prometeu à população uma conexão de até 2 MB por segundo até 2012, mas o acesso não é garantido por lei. Já a lei finlandesa obriga todas as empresas de telecomunicação do país a oferecer o serviço aos residentes. Suvi Linden, ministra das Comunicações da Finlândia, explicou a lógica por trás da legislação:

Nós consideramos o papel da internet na vida dos finlandeses. Serviços de internet não têm mais a função de apenas entreter. A Finlândia trabalhou duro para desenvolver uma sociedade informatizada e dois anos atrás percebemos que nem todos tinham acesso”.

Continuar Lendo “Finlândia declara acesso a banda larga direito do cidadão” »

Nenhum comentário: