quinta-feira, agosto 19, 2010

Ubuntu 11.04 vai se chamar “Natty Narwhal”

Ubuntu 11.04 vai se chamar “Natty Narwhal”

Posted: 18 Aug 2010 02:50 AM PDT

NarvalO nome do primeiro Ubuntu de 2011 já tem nome – e animal – definido por Mark Shuttleworth. Seguindo a tradição de juntar um adjetivo e um animal estranho para compor a nomenclatura, a versão 11.04 vai se chamar Natty Narwhal, ou “Narval elegante”. Você já viu um Narval? Acho que elegância não combina muito com ele.

Interrompemos esta notícia para apresentarmos um momento cultural: O Narval é um cetáceo mamífero marinho de grande porte, com 4 a 5 metros de comprimento e cerca de 1,5 toneladas de peso. Desprovido de barbatana dorsal, vive nas águas frias em torno do Círculo Polar Ártico. Os machos da espécie possuem um dente superdesenvolvido que acaba tornando-se um chifre, e que pode chegar a 3 metros de comprimento. Este momento cultural teve o apoio da Wikipedia.

Caramba! Mas onde eles descobrem esses bichos? Em seu blog, Shuttleworth diz que a escolha do nome foi feita levando-se em consideração que o Ubuntu 11.04 trará novidades visuais que estão sendo concebidas nos laboratórios da Canonical. Se tudo correr dentro do planejado, essa edição da popular distribuição Linux será lançada em abril de 2011. Para este ano, ainda deve ser lançada a Maverick Meerkat, em outubro.

Nenhum comentário: